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Temas e curiosidades

Idéias

A sabedoria é como a bola/terra: não tem começo nem fim.

Semiótica da cultura é o conjunto das regras para o estudo das ações humanas sem uma razão prática (técnica).

Os homens mantém códigos culturais em que há muitas questões que são comuns a todas as culturas: o êxtase, o jogo, os desvios mentais, o gozo, o transe, o sonho, a preocupação com a morte.

Arte é trabalho (experiência) e qualidade. Não depende da quantidade de signos ou elementos, mas da qualidade e intensidade do significado de seu conteúdo.

Arte é a busca da forma.

Terra = nome (identidade) + linguagem, técnica e forma superiores de organização social.

Território = endereço (ação de pertencer e de possuir definida em uma dada fronteira). Vivemos em instituições com suas hierarquias, burocracias, sistemas de regras, fronteiras, lógicas de inclusão e exclusão.

Mercadoria = profissão / nossa posição nos espaços dos mercados/ existir nos fluxos de mercados

Inteligência = participar dos espaços do saber - poder aprender rapidamente e capacidade de imaginação coletiva.


Níveis de estupidez
ESTÚPIDO é todo aquele que provoca um dano a outra pessoa ou grupo de pessoas, sem que disso resulte alguma vantagem para si, podendo até mesmo provocar um prejuízo para si próprio.
NÍVEL "E": parcela de estúpidos de uma determinada camada ou grupo da sociedade.

Voltaire versus Shakespeare

Um hóspede de Voltaire pôs-se a fazer a defesa da obra de Shakespeare: "embora seus tipos sejam buscados no meio do povo é inegável que fazem parte da natureza". Ao que Voltaire retrucou; "Com sua permissão, senhor, minha bunda também faz parte da natureza e, no entanto, eu uso calças".

A temática de Goya

a tirania política
a fúria dos elementos e a fragilidade humana
o horror da guerra
o ridículo humano
a inevitabilidade dos instintos
a sedução e a frustração física
a luta de classes
a ilusão das ideologias
a irremediabilidade da morte

Papel da Literatura

A função da arte (no caso a literatura) consiste em manter a linguagem em boa forma para o uso da nação, pois é o principal meio da comunicação humana e se a literatura entra em declínio a nação se atrofia e decai. Atualmente a literatura parece contentar-se em espelhar uma realidade fragmentada, desprovida de valores e consequentemente de utopia.

Valores dos escritores críticos

Maestria Técnica, Concisão, exatidão, visualidade e sonoridade, intensidade, completude e fragmentação, intransitividade, utilidade, impessoalidade, universalidade e novidade (inovação).

Canção do Tamoio (Ode ao executivo?)

Não chores, meu filho; Não chores, que a vida
É luta renhida: Viver é lutar.
A vida é Combate, que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos, só pode exaltar.

Um dia vivemos!
O homem que é forte, não teme da morte;
Só teme fugir;
No arco que entesa, tem certa uma presa,
Que seja tapuia, condor ou tapir.

O forte, o covarde, seus feitos inveja
De o ver na peleja, garboso e feroz;
E os tímidos velhos, nos graves conselhos,
Curvadas as frontes, escutam-lhe a voz!

Domina, se vive; Se morre, descansa
Dos seus na lembrança, na voz do povir.
Não cures da vida! Sê bravo, sê forte!
Não fujas da morte, que a morte há de vir!

E pois que és meu filho, meus brios reveste;
Tamoio nascente, valente serás
Sê duro guerreiro, robusto fragueiro
Brasão dos tamoio na guerra na paz.

Teu grito de guerra, retumbe aos ouvidos
D'imigos transidos por vil comoção;
E treman d' ouvi-lo, pior que o sibilo
Das setas ligeiras, pior que o trovão

E a mão nessas tabas, querendo calados
Os filhos criados na lei do terror;
Teu nome lhes diga, que a gente inimiga
Talvez não escute, sem pranto, sem dor!

Porém se a fortuna, traindo seus passos,
Te arroja nos laços do inmigo falaz!
Na última hora teus feitos memora,
Tranquilo nos gestos, impávido, audaz.
E cai como o tronco, do raio tocado,
Pratido, rojado por larga extensão;
Assim morre o forte!
No passo da morte, triunfa, conquista
Mais alto brasão

As armas ensaia, penetra na vida:
Pesada ou querida, viver é lutar.
Se o duro combate os fracos abate,
Aos fortes, aos bravos,
Só pode exaltar.

Gonçalves Dias



À luz de Bandeira

Que me importa o beco,
A ausência de paisagem
O fim da linha e a ausência
de horizonte?
O que eu vejo é a glória.

Ledusha Spinardi




Sentimentos

1. SÃO O MODO DE INSERÇÃO DOS SUJEITOS NA EXISTÊNCIA

2. O SENTIMENTO NOS FAZ ACEDER AO MUNDO DOS VALORES

Funções do sentimento:

1. reguladores da ação, sua estabilidade garante as condutas sociais;
2. desreguladores: o sujeito se torna alheio às estimulações das circunstâncias.

Intensidade do sentimento:

1. experiência interior: angústia, tristeza, alegria, narcisismo;
2. objetos exteriores: amor, ódio, ciúme.

Paixões

É a intensa necessidade de certos bens (materiais e imateriais)

Ansiedade

Velocidade de busca dos bens desejados

Sincretismo

Designação de um estado ainda global, confuso, indiferenciado, fusionado das condutas e dos processos psíquicos.

No plano intelectual o sincretismo especifica o funcionamento do pensamento por pares, incapaz, ao mesmo tempo, de análise e síntese.

Dialética

São as idéias em movimento.

Confabulação

Falsa recordação, que afeta mais o passado recente que o remoto. É, via de regra, uma reconstrução anárquica muitas vezes a partir de elementos autobiográficos autênticos, mas que perderam sua referência temporal.

Faculdades

São capacidades do espírito humano como a fala, a imaginação, a memória, etc.

Hoje é matéria mais ligada à neurociência, localização cerebral, etc

Cibercultura

A CIBERCULTURA é a continuação dos projetos modernos dos iluministas/filósofos do século XVII: nesta fase das mídias eletrônicas a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos e a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras e se traduz, em conseqüência, em interconexão mundial..

É a apropriação dos meios de produção pelos próprios produtores: consiste essencialmente em tratar a informação, criar e difundir idéias e mensagens, em adquirir e transmitir conhecimentos, em se coordenar em tempo real.

Não há necessidade (haverá ?) do intermediário (editor, produtor, etc.) para divulgação de textos, músicas, ou qualquer produto de seu espírito. Haverá a partir daí a necessidade de ser reinventada a relação com o saber, o trabalho, o emprego e - mesmo - a relação com o Estado. A CIBERCULTURA vai transformar o conceito de cultura.

WEB
Altos volumes para produtos de alto valor (agregar valor). Não há fronteira econômica, política ou geográfica: mercados cada vez mais extensos e diversificados. É preciso gerar consumidores: a cultura é o principal meio para criação de consumidores. A informatização é o meio para a produção: não há mais centro (existe o know-ware, estar em on line e em tempo real, pois todas as direções são possíveis)

Chaves
Team work: trabalho conjunto e interdisciplinar

Knowledgeware: vem fazer companhia para o hardware
(instalações/equipamento) e para o software (organização padronizada)
WWW: economia política ( política industrial + produzir informação = tomar decisões)

Resolver Problemas: consiste em construir redes de comunicação mais ágeis e sofisticadas.

Coisa inteligível e sensível
COISA INTELIGÍVEL: objeto da lógica, para seu conhecimento utilizamos faculdades superiores do conhecimento

COISA SENSÍVEL: objeto da estética (lógica da faculdade do conhecimento inferior)

Olhar novo

O novo padrão arquetípico ( relacionamento criativo e não repressivo):
Educação = criatividade
Sociologia = busca de sistema democrático
Artes = criatividade como maneira de viver (não só ocupação de profissionais marginalizados)
Economia = melhor participação da renda
Casamento = relação dialética, não machista
Pedagogia = dialética e não repressão paterna
Psicologia = relação do Ego com o Id através dos símbolos
Política Internacional = relação cooperativa e não imperialista


A ciência do "eu"

Autoconsciência: observar-se e reconhecer os próprias sentimentos; formar um vocabulário para os sentimentos; saber a relação entre pensamentos, sentimentos e reações.
Tomada de decisão pessoal examinar suas ações e conhecer as conseqüências delas: saber se urna decisão está sendo governada por pensamento ou sentimento; aplicar essas intuições a questões como sexo e drogas.
Lidar com sentimentos: monitorar a "conversa consigo mesmo" para surpreender mensagens negativas como repreensões internas; compreender o que está por trás de um sentimento (por exemplo, a mágoa por trás da ira); encontrar meios de lidar com medos e ansiedades, ira e tristeza,
Lidar com a tensão: aprender o valor de exercícios, imagística orientada, métodos de relaxamento.
Empatia: compreender os sentimentos e preocupações dos outros e adotar a perspectiva deles; reconhecer as diferenças no medo como as pessoas se sentem em relação as coisas.
Comunicações: falar de sentimentos; tornar-se um bom ouvinte e perguntador; distinguir entre o que alguém faz ou diz e suas próprias reações ou julgamento; evitar culpar.
Auto-revelação: valorizar a franqueza e construir confiança num relacionamento; saber quando é seguro arriscar-se a falar ele seus sentimentos.
Intuição: identificar padrões em sua vida e reações emocionais; reconhecer padrões semelhantes nos outros.
Auto-aceitação: sentir orgulho e ver-se numa luz positiva; reconhecer suas forças e fraquezas; ser capaz de rir de si mesmo.


A INFORMAÇÃO CENTRALIZADA


NO MOMENTO SEGUINTE, QUANDO OS COMPUTADORES LOCAIS SÃO LIGADOS AO SISTEMA MUNDIAL DE IT, OCORRE UM FENÔMENO ORGANIZACIONAL:


A INFORMAÇÃO "DESCENTRALIZADA"

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