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Sobre a importância das competências

Você precisa definir muito bem as aptidões para chegar ao ponto em que estamos e àquele para onde queremos ir. Veja:

  1. Inteligência:função psicológica ou o conjunto de funções graças à qual o organismo se adapta ao seu meio.
  2. Saberes:formas de inteligência que intervém nas atividades estruturadas.
  3. Habilidades:formas de inteligência que estão em ação nos múltiplos aspectos da vida cotidiana ou prática.

A aptidão é uma característica individual relativamente estável,
resultante de uma super aprendizagem ou da genética e que podem ser identificadas através de técnicas de análise fatorial.

O termo aptidão tem várias acepções: pode ser a denominação da inteligência por exemplo, mas, em geral, é empregado para definir aptidões específicas não intelectuais (sociais e motoras, por exemplo) e este termo não deve ser confundido com capacidades e fatores, visto que estes não são inatos ou adquiridos.

E lembre-se: competência é COMPETÊNCIA é a capacidade de produzir uma conduta. Os cognitivistas separam as estruturas e mecanismos mentais dos comportamentos observáveis, optando pelos primeiros.

Assim, a competência perceptiva, motora, cognitiva, amnésica, etc. remete àquilo que o sujeito está, idealmente, em condições de perceber, de fazer com seus músculos, de conhecer, de lembrar, etc. sem que os comportamentos o traduzam necessariamente de forma perfeita.

Esta distância não deve, entretanto, ser devida senão às circunstâncias desfavoráveis à expressão da competência já presente: distinguir-se-á, portanto, a competência da potencialidade, da qual não se esperará que se traduza em comportamentos antes de ter ocorrido o desenvolvimento.

Hoje o mercado está saturado da palavra competência. Temos hoje as mais diversas experiências, inúmeras tentativas, algumas bem sucedidas outras definitivamente não.

Uma matriz de competências que o profissional deve ter desenvolvido ao longo da educação formal e vida profissional.

A idéia é a de que seja capaz de integrar diferentes tipos de conteúdos aprendidos. Deve ser capaz de ler, compreender, interpretar e produzir textos, envolvendo todas as áreas de disciplinas .

São as modalidades estruturais da inteligência, as operações e ações que usamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas.

Para trabalhar com competências vamos encontrar freqüentemente o conceito de habilidade. O que são habilidades? Referem-se ao plano de "saber fazer" e decorrem das competências.


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