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Faça um currículo correto

Segundo o Prof. Howard Gardner, a educação se baseia em três pilares fundamentais: o saber científico que tem como objetivo a busca da verdade, a estética, o sentido do belo e do artístico e finalmente a formação moral ou ética, a ciência do "dever ser" que nos ensina a diferenciar o bem do mal. Os homens civilizados buscam a verdade, a arte e o bem comum como o produto de uma educação realizada e bem sucedida.

A elaboração de um currículo começa pelo planejamento do mesmo. Deve-se registrar os conhecimentos técnicos (o que somos e sabemos efetivamente) e inserir apenas informações exatas e corretas.

Se sabemos diferenciar o certo do errado, o bem do mal, a verdade da mentira, em nosso projeto de currículo não pode conter informações falsas que irão prejudicar uma empresa, um entrevistador ou ainda o próprio candidato.

Não se deixe iludir: um currículo não gera entrevistas nem empregos, mas a verificação de erro ou engano deliberado pode tirar excelentes oportunidades da mão de ótimos candidatos.

Regras gerais
1. Lembre-se: seu currículo é uma fonte de dados e informações sobre você. Além disso, todos devem manter seu currículo atualizado, pois é um retrato de sua vida profissional e se você não cuida de você mesmo terá dificuldade para cuidar dos negócios da empresa.

2. Um currículo não se confunde com a situação empregatícia do profissional: é o retrato de um profissional e objetiva fornecer informações prévias em um processo de avaliação. Estar ou não trabalhando é uma situação (terrível, mas apenas contingência) e não se confunde com aquilo que o profissional é efetivamente. Os seus méritos jamais serão tirados por ninguém nem circunstância alguma. O que você já realizou não será apagado dos anais de nenhuma empresa. Nunca.

3. As informações sendo verdadeiras, facilitarão ao entrevistador, julgador, avaliador ou jurado uma avaliação correta e participativa do profissional. Assim que o avaliador perceber a correção do currículo do profissional, na entrevista surgirá um elo de colaboração entre ambos, pois estarão trabalhando e não digladiando em torno do que é real e do que é falso.

4. Quem elabora um currículo o faz para uma determinada ação. É muito importante estudar detalhadamente para quem ou para que estamos enviando-o. Não existe um currículo fixo e permanente (como é desagradável receber um currículo que percebemos que não teve elaboração ou não foi dirigido para um cargo que anunciamos). O currículo necessita ser adaptado a cada situação. Mais longo ou mais curto. Certas informações podem ser enfatizadas e outras apenas mencionadas. A ordem pode ser modificada ou mantida. Aqui é questão de adaptação e não de maquiar informações. Não podemos ter preguiça (jamais!) e enviar um mesmo material para duas empresas diferentes.

5. O que somos e o que sabemos são coisas diferentes. Conforme o objetivo não há necessidade de mencionar detalhadamente todas as nossas habilidades e conhecimentos: um mesmo currículo pode ser adequado para uma empresa, mas não o seria para uma universidade ou para um clube.

6. O currículo precisa ser lido pelo interessado em recebê-lo. Não basta um bom currículo se ele não atinge, por exemplo, o contratante. Quantas mais etapas existirem, é maior a chance de se perder no caminho ou então ser incorretamente avaliado.

7. A apresentação é uma demonstração do cuidado que você tem com suas coisas. Não seja como aquelas pessoas que dizem que carro é apenas uma ferramenta de trabalho...

A divulgação do seu currículo deve ser cuidadosa e criteriosa, de preferência feita pessoalmente ou após um contato com um amigo ou ex-colega de trabalho ou ainda através de consultorias de nível reconhecido. Hoje há um número muito grande de consultorias de executivos, a grande maioria de excelente nível, sejam grandes ou pequenas, nacionais ou internacionais.

Forma e conteúdo
A nossa sugestão é enviar para uma empresa um currículo dividido em 3 partes:
- resumo inicial contendo as informações básicas;
- um currículo detalhado;
- uma folha à parte contendo referências ou documentos comprovatórios.

Um currículo não pode ter mais do que três páginas, de onde se depreende que a elegância da apresentação deverá estar junto da habilidade de concisão e clareza, evitando-se forçar o ritmo da leitura.

É importante, antes de qualquer coisa, que o currículo seja endereçado a uma pessoa: lembre-se que você está enviando uma correspondência e não uma circular.

Hoje existem consultorias internacionais que pesquisam currículos através de conhecidos sites na Internet e contatam os candidatos para entrevistas. A tendência será o uso cada vez mais freqüente da Internet para divulgação de seu currículo (nestes casos você precisa de um pequeno resumo extremamente bem feito para em cerca de 10 linhas despertar o interesse de alguém a mais de 10.000 km de distância).

E por favor, não envie currículo anônimo, é o máximo em falta de gosto.

A ordem das informações
1. Dados Pessoais: poupe seu tempo e informe seus dados pessoais. Não se impressione com idade (muitas vezes um profissional experiente está sendo procurado), endereço (às vezes a distância do trabalho é tão grande que, em uma cidade como São Paulo, pode não valer à pena candidatar-se àquele cargo), estado civil e sexo (é cada vez menor a restrição a mulheres, casadas ou não), etc. Mantenha em página à parte dados que não dificultem ou quebrem o ritmo da leitura do currículo, principalmente referências profissionais de antigos empregadores e ex-chefes, incluindo telefones: nada mostra melhor sua boa fé do que uma informação positiva das pessoas que conhecem seu desempenho e suas habilidades.

2. Cargo ao qual se candidata ou áreas de domínio: aqui é o lugar para se colocar as razões pelas quais está se candidatando e as principais competências que você julga apresentar para ser bem sucedido em uma determinada posição. Não cometa o tradicional equívoco de apresentar uma enorme relação de conhecimentos, habilidades interpessoais, energia e motivação que não mostram adequação a uma posição. Há uma tendência entre as pessoas ( e algumas empresas de recolocação) de enviar malas diretas com toneladas de currículos, como se estes pudessem ser um panacéia que sirvam para quaisquer situações: entre os entrevistadores este material tem uma impressão negativa, pois demonstra que é um material impessoal e frio.

3. Educação: especifique o nível de escolaridade, graduação, cursos regulares de pós graduação, cursos de extensão universitária, cursos especializados de gestão empresarial (não cometa o equívoco de chamá-los de MBA, por mais longos que sejam!), mestrado ou doutorado regulares. Demonstre sua exatidão (não há sentimento pior do que estar sendo enganado) mencionando ano que se formou, nome e local da escola, duração do curso: você estará ganhando pontos. Caso não tenha completado algum dos cursos, mencione o tempo cursado. Lembre-se que "restrição mental" é uma espécie de mentira e aqueles que sugerem que você engane seu entrevistador (usando qualquer tipo de artifício), estão fazendo-o perder pontos, pois ao verificar o engano, sua imagem estará perdida naquela empresa e as portas estarão fechadas. Conhecemos profissionais de alto nível, que foram demitidos em virtude de terem omitido uma informação chave sobre sua formação!

4. Cursos Profissionais ou de Extensão e Treinamento: não se esqueça de valorizar o que você tem de melhor: o treinamento ministrado por sua empresa (cursos feitos no exterior, seminários com mestres da administração, programas de desenvolvimento interno, cursos para promoção interna, etc.). Que tal um curso de liderança (mesmo com a duração de uma semana) em Nova York na Universidade de Columbia!

5. Idiomas: mencione o grau de fluência e efetiva capacidade de comunicar-se em um idioma.

6. Histórico Profissional: depois de lermos, nestes 35 anos de carreira, algumas centenas de milhares de currículos, aprendemos, cada dia, um pouco mais com os profissionais que fazem de sua apresentação verdadeiras peças de arte em matéria de exatidão, concisão e correção ética. É espantoso que alguns empresários do ramo de RH vulgarizem formas altamente inconvenientes de apresentação de currículos ao propor "modelos" cronológicos ou funcionais de relacionar os empregos anteriores, chegando a sugerir que não sejam incluídos datas exatas de entrada e saída, e até mesmo que desapareçam algumas relações de emprego porque "não pegam bem" e podem prejudicar o seu currículo! Não existe a diferenciação entre funcional e cronológico: a verdade é uma só e ela precisa, para seu próprio interesse, ser colocada: - Faça um resumo das empresas em que trabalhou, registrando todos os cargos e períodos trabalhados em cada uma delas. - Detalhe os cargos ocupados em cada empresa, começando por informar o porte da empresa, seus produtos e mercados, âmbito da ação, origem nacional ou internacional da mesma e, em seguida, os diferentes cargos ocupados e as áreas básicas de supervisão e assim por diante.

7. Outras atividades: coloque os trabalhos de Consultoria dentro do Programa de Atividades / Empregos, preenchendo com exatidão os trabalhos que você realizou, para quem e principalmente a matéria sobre a qual versou.

8. Atividades Acadêmicas ou ligadas ao ensino: não se esqueça de relacionar nesta parte os Cursos, Palestras, Conferências ou caso existam relações de emprego em Universidades ou Institutos Isolados onde você tenha sido Professor.

9. Assuntos Gerais: você pode relacionar viagens, relacione as referências, nomes, empresas e telefones.

10. Interesses Pessoais: Aqui você pode fazer considerações sobre onde gostaria de trabalhar, preferências familiares.


Modelo de um currículo
Fonte: O Estado de São Paulo

José Joaquim Da Silva Antunes
Brig. Farias, 18.885 CEP 4451-001 - São Paulo/SP
Tel.: (11) XXX-XXXX res. (11) 9991-9991 cel.
E-mail
Nascimento: 29/09/65
brasileiro, casado, 1 filho

ÁREA DE ATUAÇÃO:
Análise de negócios

FORMAÇÃO E CURSOS:
Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie (1988) Marketing Financeiro, Negociação Gerencial e Gerência de Recursos Técnicos

IDIOMAS
Inglês fluente

QUALIFICAÇÕES
  • Experiência no fechamento de propostas comerciais, após negociação.
  • Monitoramento padrões qualidade, após implementação de ISO 9000.
  • Atuação em trabalhos de reengenharia, desde diagnóstico até implantação.
  • Negociação de contratos para transferência de tecnologia.
  • Estabelecimento de padrões e políticas comerciais.
  • Análise de viabilidade para criação de novos negócios.
HISTÓRICO PROFISSIONAL
09/1993 - atual ABC S/A
empresa multinacional americana, de grande porte, no setor eletroeletrônico
Cargo: analista de negócios

09/1990 - 08/1993 DEF LTDA.
empresa de grande porte na área de editoração
Cargo: analista de sistemas

09/1988 - 08/1990 GHI S/A
multinacional prestadora de serviços de consultoria de gestão
Cargo: consultor trainee e posteriormente júnior.

OUTROS
Palestras proferidas sobre qualidade e negociação em entidades de classe.
Professor universitário desde 1989 em Finanças na Universidade São Pedro.


Se você sentir que sua evolução não foi satisfatória, procure um profissional de "coaching", um treinador pessoal ou ainda uma escola de administração de primeira linha e procure avaliar seus pontos altos e "os não tanto" para entender melhor o que acontece consigo e montar um programa de melhoramento pessoal e profissional. A compreensão de que alguma coisa não está indo bem tem salvado muitas carreiras e permitido grandes viradas.

Não tema as mudanças e as demissões: muitos presidentes ficaram meses "no mercado" em fase de readaptação, reciclagem, reorientação psicológica, falta de oportunidades ou mesmo falta de sorte. Geralmente eles são mais bem sucedidos do que aqueles que mudaram no auge de uma carreira e que não tiveram a oportunidade de um auto conhecimento maior.

Desse modo, você poderá estar sendo chamado para uma entrevista e estará indo confiante e seguro, sem preocupar-se em encontrar soluções para provar o que você não é, pois suas informações são corretas e válidas (além de completas!).

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