About us  Clients  Candidates  Digital Solutions  Contact us


   Home
   Envie seu currículo /  Resume
   Cargos em aberto / Jobs
   Dicas / Counseling
   Artigos / Articles
   Mapa do Site / Site map
   Pesquisa / Search



Av.  Alfredo Egídio de Souza Aranha,  nº 75 - 1º Andar
CEP 04726-170
Chácara Santo Antônio
Fone: 55 11 5641-2255



Planeje sua carreira
Organize-se para buscar um novo desafio



Anúncio de emprego
Entender uma oferta de emprego é essencial.




   
 
A falta de motivação e base técnica do professor

Hoje existem alguns obstáculos de difícil solução na identificação de um profissional de alto nível:

Deficiências dos currículos escolares, tanto os de nível colegial como os de nível universitário (e porque não dizer os cursos de pós graduação?) que não são dirigidos, mesmo nas melhores escolas, para as necessidades tecnológicas atuais: aqui começamos a descobrir porque existe tanta falta de qualidade nas atividades, serviços ou produtos que utilizamos.

A falta de preparo e motivação dos professores, que mal pagos e sem condições e recursos didáticos, na grande maioria dos casos se circunscrevem a fazer palestras ou conferências para seus alunos: não há meios e materiais técnicos e equipamentos para que o aluno saia com uma real e sólida base técnica da escola. Aqueles que conseguem por talento próprio ou por uma capacidade inata de aprendizagem dominar uma técnica são disputados pelas empresas do país.

Há também dificuldade muito grande para gerar uma administração por processos, em razão da tecnologia da informação haver sufocado a área de organização e métodos: hoje é praticamente impossível montar um bom programa de treinamento interno por falta dos métodos, rotinas, etc. e com isso vivemos desde a década de 80 "a delícia dos programas enlatados e dos seminários de criadores de teorias", que muitas vezes mais são temas de auto ajuda do que tecnologia a ser apreendida e implantada.

Há falta de recursos financeiros para a realização de um treinamento consistente por falta de instrumentos adequados, avaliar o resultado da performance dos empregados.

A disseminação da "Teoria do Generalista": como todos necessitam "uma visão do negócio" a seqüência natural dos cursos de uma faculdade de tecnologia (especialização, mestrado e assim por diante na área de formação) é quebrada para se fazer um curso de administração ou marketing. Aqui um excelente aluno do ITA ou POLI, ao completar seu curso, vai diretamente para a FGV fazer um curso de negócios. Talvez por isso, o MIT tenha mais de 50 Prêmios Nobel entre seus professores e pesquisadores.

E falta de estrutura de ensino adequada para a formação de técnicos, sendo raros os casos de alunos de escolas profissionalizantes que conseguiram ingressar em faculdades. O mercado de trabalho ressentiu-se sempre da falta de técnicos de alta qualidade e é difícil entender os motivos para o desemprego sem passarmos pela falta de domínio de técnicas por parte de nossos profissionais.

<< página anterior