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DICIONÁRIO PROFISSIONAL
Requisitos de capacitação

ACOMPANHAMENTO E CONTROLE
Capacidade de avaliar, acompanhar e tomar providencias de modo a assegurar o cumprimento das normas e padrões estabelecidos, indo ao encontro dos resultados esperados. Dispõe de dados e informações e sabe a qualquer momento o que se passa na unidade.

ADAPTABILIDADE
Capacidade de se adaptar com facilidade a situações e/ou pressões de trabalho. Assimila rapidamente mudanças de qualquer tipo encarando-as com naturalidade e boa vontade.

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Capacidade para enfrentar e resolver as situações de conflitos com equilíbrio e segurança, analisando as variáveis envolvidas na situação, identificando as causas e buscando os meios para a solução.

AGENTE DE MUDANÇAS
Capacidade de visualizar, aceitar e implementar mudanças orientadas para a evolução e o desenvolvimento da empresa, demonstrando uma postura aberta ao questionamento do "status quo" e às inovações.

ATUALIZAÇÃO
Interesse em manter-se atualizado sobre assuntos e fatos da história contemporânea do Brasil e do mundo, em termos políticos, sociais, econômicos tecnológicos, culturais e artísticos.

AUTODESENVOLVIMENTO
Interesse em se desenvolver e progredir profissionalmente, buscando os meios adequados para adquirir novos conhecimentos e experiências relacionados com seu campo de atuação e com a empresa.. Receptivo a críticas construtivas, orientações e ações, visando à superação de suas dificuldades e carências.

COMPETÊNCIA TÉCNICA
Domínio e atualização técnica em seu campo de atuação; conhecimento das variáveis econômicas, políticas, sociais e tecnológicas que impactam em seu trabalho e/ou na empresa; conhecimento das Políticas, Normas e Procedimentos da Empresa.

CRIATIVIDADE
Capacidade de formular novos padrões, criar idéias e vencedoras para o desenvolvimento do trabalho e da empresa e elaborar com soluções novas.

COOPERAÇÃO
Interesse e disponibilidade para cooperar com outras pessoas na realização dos trabalhos e na consecução de objetivos. Ajuda espontânea.

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Habilidade para descobrir os talentos das pessoas com quem trabalha e de identificar potencialidades, propiciando orientações, criando oportunidades para o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de sua equipe, canalizando-as para o trabalho criativo e para manter elevado o nível de motivação.

ESPÍRITO DE EQUIPE
Capacidade de desenvolver trabalhos em equipe mantendo uma postura profissional participativa e colaboradora. Aceita a premissa de que cada um tem uma contribuição a oferecer.

ESTRATEGISTA
Capacidade de formular e articular alternativas estratégicas criativas para consecução de objetivos específicos, visando condições favoráveis a ações táticas, criando e ampliando os meios necessários e otimizando recursos, pessoas e oportunidades.

ÉTICA
Conduta humana orientada por princípios morais de senso comum, aplicados em qualquer tempo, lugar ou situação.

FLEXIBILIDADE
Capacidade para encarar situações/mudanças sem atitudes preconcebidas ou rígidas, demonstrando disposição, interesse e abertura para entende-las e adotar, ou não, novas posições.

GENERALISTA/MULTIDISCIPLINAR

Capacidade de enxergar além das especialidades e do tecnicismo, dispondo de amplos conhecimentos gerais e analisando as situações empresariais a partir da visão gobal e do dimensionamento das interações entre os vários campos do conhecimento.

GERÊNCIA PARTICIPATIVA
Capacidade de buscar o envolvimento e o comprometimento da equipe nos planos de trabalho, na análise de problemas, nas decisões, no planejamento e execução e na avaliação das situações. Adoção de uma postura apoiada no diálogo, na liberdade de expressão, na crítica construtiva, no estímulo à manifestação de idéias. Inova na negociação e tem transparência nas ações. Tem comprometimento com a implantação dos Programas de Qualidade da empresa.

GERÊNCIA POR OBJETIVOS
Capacidade de identificar e definir objetivos com clareza e exatidão, definindo indicadores de resultados relacionados com Qualidade, Prazo, Custo e Quantidade e gerenciando-os na busca de resultados esperados.

letras H a T