Idéias
1 - A sabedoria é como a bola/terra: não tem começo nem fim.
2 - Semiótica da cultura é o conjunto das regras para o estudo
das ações humanas sem uma razão prática (técnica).
3 - Os homens mantém códigos culturais em que há muitas questões
que são comuns a todas as culturas: o êxtase, o jogo, os desvios
mentais, o gozo, o transe, o sonho, a preocupação com a morte.
4 - Arte é trabalho (experiência) e qualidade. Não depende da
quantidade de signos ou elementos, mas da qualidade e intensidade
do significado de seu conteúdo.
5 - Arte é a busca da forma
Papel da Literatura
A função da arte (no caso a literatura) consiste em manter a
linguagem em boa forma para o uso da nação, pois é o principal
meio da comunicação humana e se a literatura entra em declínio
a nação se atrofia e decai. (E. Pound)
Atualmente a literatura parece contentar-se em espelhar uma
realidade fragmentada, desprovida de valores e consequentemente
de utopia.
Valores dos Escritores Críticos:
Maestria Técnica, Concisão, exatidão, visualidade
e sonoridade, intensidade, completude e fragmentação, intransitividade,
utilidade, impessoalidade, universalidade e novidade (inovação).
Paixões
É a intensa necessidade de certos bens (materiais e imateriais)
Ansiedade
Velocidade de busca dos bens desejados
Outras
Terra = nome (identidade) + linguagem, técnica e forma superiores
de organização social.
Território = endereço (ação de pertencer e de possuir definida
em uma dada fronteira).
Vivemos em instituições com suas hierarquias, burocracias, sistemas
de regras, fronteiras, lógicas de inclusão e exclusão.
Mercadoria = profissão / nossa posição nos espaços dos mercados/
existir nos fluxos de mercados.
Inteligência = participar dos espaços do saber - poder aprender
rapidamente e capacidade de imaginação coletiva.
Ciências Cognitivas
A CIBERCULTURA é a continuação dos projetos modernos dos iluministas/filósofos
do século XVII: nesta fase das mídias eletrônicas a igualdade
se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos
e a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso
a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras e
se traduz, em conseqüência, em interconexão mundial..
É a apropriação dos meios de produção pelos próprios produtores:
consiste essencialmente em tratar a informação, criar e difundir
idéias e mensagens, em adquirir e transmitir conhecimentos,
em se coordenar em tempo real.
Não há necessidade (haverá ?) do intermediário (editor, produtor,
etc.) para divulgação de textos, músicas, ou qualquer produto
de seu espírito. Haverá a partir daí a necessidade de ser reinventada
a relação com o saber, o trabalho, o emprego e - mesmo - a relação
com o Estado. A CIBERCULTURA vai transformar o conceito de cultura.
WEB
Altos volumes para produtos de alto valor (agregar valor). Não
há fronteira econômica, política ou geográfica: mercados cada
vez mais extensos e diversificados. É preciso gerar consumidores:
a cultura é o principal meio para criação de consumidores. A
informatização é o meio para a produção: não há mais centro
(existe o know-ware, estar em on line e em tempo real, pois
todas as direções são possíveis)
Chaves:
Team work: trabalho conjunto e interdisciplinar
Knowledgeware: vem fazer companhia para o hardware (instalações/equipamento)
e para o software (organização padronizada)
WWW: economia política ( política industrial + produzir informação
= tomar decisões) Resolver Problemas: consiste em construir
redes de comunicação mais ágeis e sofisticadas.
Coisa Inteligível e
Sensível
COISA INTELIGÍVEL: objeto da lógica, para seu conhecimento utilizamos
faculdades superiores do conhecimento
COISA SENSÍVEL: objeto da estética (lógica da faculdade do conhecimento
inferior)
Níveis de Estupidez
ESTÚPIDO é todo aquele que provoca um dano a outra pessoa ou
grupo de pessoas, sem que disso resulte alguma vantagem para
si, podendo até mesmo provocar um prejuízo para si próprio.
NÍVEL "E": parcela de estúpidos de uma determinada camada ou
grupo da sociedade.
Olhar Novo
O novo padrão arquetípico ( relacionamento criativo e não repressivo):
Educação = criatividade
Sociologia = busca de sistema democrático
Artes = criatividade como maneira de viver (não só ocupação
de profissionais marginalizados)
Economia = melhor participação da renda
Casamento = relação dialética, não machista
Pedagogia = dialética e não repressão paterna
Psicologia = relação do Ego com o Id através dos símbolos
Política Internacional = relação cooperativa e não imperialista
Voltaire vs Shakespeare
Um hóspede de Voltaire pôs-se a fazer a defesa da obra de Shakespeare:
"embora seus tipos sejam buscados no meio do povo é inegável
que fazem parte da natureza". Ao que Voltaire retrucou; "Com
sua permissão, senhor, meu cu também faz parte da natureza e,
no entanto, eu uso calças".
A temática de Goya
a
tirania política
a fúria dos elementos e a fragilidade humana
o horror da guerra
o ridículo humano
a inevitabilidade dos instintos
a sedução e a frustração física
a luta de classes
a ilusão das ideologias
a irremediabilidade da morte
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