APTIDÕES
Inteligência: função psicológica
ou o conjunto de funções graças à qual o organismo se adapta
ao seu meio.
Saberes: formas de inteligência
que intervém nas atividades estruturadas.
Habilidades: formas de inteligência
que estão em ação nos múltiplos aspectos da vida cotidiana ou
prática.
Aptidão: a aptidão é uma característica
individual relativamente estável, resultante de uma superaprendizagem
ou da genética e que podem ser identificadas através de técnicas
de análise fatorial.
O termo aptidão tem várias acepções: pode ser a denominação
da inteligência por exemplo, mas, em geral, é empregado para
definir aptidões específicas não intelectuais (sociais e motoras
p.ex. ) e este termo não deve ser confundido com capacidades
e fatores, visto que estes não são inatos ou adquiridos.
Principais tipos de aptidões:
1. fluência verbal
2. memória
3. representação espacial
4. habilidade numérica
5. habilidade manual
6. habilidade motora
Aptidão Física e Motora
Aptidão + Habilidade: determinantes da performance motora
Aptidões Físicas
1. Força (estática, dinâmica e explosiva)
2. Resistência
3. Flexibilidade (estática e dinâmica)
4. Coordenação motora (global e bimanual)
5. Velocidade do movimento
Aptidões Psicomotoras
1. Velocidade ( de reação, de decisão)
2. Precisão de movimentos controlados ou balísticos
3. Precisão de perseguição de um corpo em movimento (por ajustamentos
motores contínuos ou discretos)
HABILIDADES
As habilidades são conjuntos circunscritos de competências que
se atualizam em comportamento eficazes, que resultam, geralmente,
de aprendizagem, eventualmente favorecida por aptidões ou disposições
inatas.
As habilidades de nível superior são competências muito gerais
e aplicáveis, em princípio, à solução de um grande número de
problemas.
Inicialmente consideradas as três chaves do saber : leitura,
escrita e aritmética, hoje devem ser adicionadas as alfabetizações
em informática e na mídia.
HABILIDADES COGNITIVO-AFETIVAS BÁSICAS:
1. plasticidade mental
2. curiosidade de espírito
3. capacidade de identificar problemas e resolvê-los
4. criatividade
5. capacidade de trabalhar em grupo
HABILIDADE MOTORA:
Capacidade adquirida por aprendizagem para realizar uma tarefa
complexa, executando movimentos que correspondem a exigências
de precisão, rapidez, economia, eficiência e regularidade.
A HABILIDADE RESPONDE A UM FUNCIONAMENTO ECONÔMICO, OU SEJA,
A UMA RESTRITA MOBILIZAÇÃO DOS RECURSOS DA ATENÇÃO E AO ESTABELECIMENTO
DE UMA RELAÇÃO ÓTIMA ENTRE O TRABALHO MECÂNICO PRODUZIDO E O
GASTO ENERGÉTICO PRODUZIDO POR ESTE TRABALHO.
Só se fala em habilidade se a tarefa for difícil, isto é que
exija uma aprendizagem anterior.
Podem ser ainda:
1. ABERTAS: são desenvolvidas em ambiente mutante e não se pode
prever o resultado
2. FECHADAS: podem ser planejadas, em ambiente fechado, e podem
ser realizadas após a aprendizagem
3. ESPACIAIS: visam um objetivo situado no espaço
4. GESTUAIS: visam a produção de uma forma gestual
SENTIMENTOS:
1. SÃO O MODO DE INSERÇÃO DOS SUJEITOS NA EXISTÊNCIA.
2. O SENTIMENTO NOS FAZ ACEDER AO MUNDO DOS VALORES
Funções do sentimento:
1. reguladores da ação, sua estabilidade garante as condutas
sociais
2. desreguladores: o sujeito se torna alheio às estimulações
das circunstâncias
Intensidade do sentimento:
1. experiência interior: angústia, tristeza, alegria, narcisismo
2. objetos exteriores: amor, ódio, ciúme
SINCRETISMO:
Designação de um estado ainda global, confuso, indiferenciado,
fusionado das condutas e dos processos psíquicos.
No plano intelectual o sincretismo especifica o funcionamento
do pensamento por pares, incapaz, ao mesmo tempo, de análise
e síntese.
Sinergia: ações coordenadas
que operam no mesmo sentido
Teoria dos Sistemas
São duas funções diversas que caracterizam todo sistema vivo:
1. a capacidade de transformação
2. tendência para a manutenção do equilíbrio.
Sistema é todo organismo ou grupo natural (como a família) estruturada
progressivamente no tempo por meio de uma história que permite
a experimentação, por tentativas e erros, de transações e retroações
corretivas.
Cognitivo:
Designa todo processo de tomada ou tratamento da informação
e se aplica particularmente ao que diz respeito à percepção,
à memória, ao pensamento e à linguagem.
Designa os processos intelectuais em oposição ao comportamento,
em contraste ao neuronial / biológico (neurobiológico) em relação
ao que nasce no espírito/mental.
É o programa em oposição ao hardware ( o cognitivo seriam os
níveis de computação e da representação, enquanto o biológico
se limita à sua realização).
Remete às funções psíquicas superiores, com elaborações complexas,
representações, instrumentos simbólicos e até tomadas de consciência
em oposição com as atividades automatizadas ou com as regulações
propriamente biológicas.
Estratégia:
São atividades pelas quais o sujeito escolhe, organiza e administra
suas ações para realizar uma tarefa ou atingir um objetivo.
Tendência:
As tendências são o substrato das condutas.
A tendência é um movimento em estado latente, ou seja, disposição
interna de um organismo para realizar certas ações ou facilitar
sua execução. Esta presença dinâmica manifesta-se por uma falta
ou por uma tensão.
Heurística:
A formalização das heurísticas é objeto da inteligência artificial.
Procedimento não algorítmico que ajuda na resolução de problemas
- permitindo resolver vários problemas similares mas, não garante
a validade da solução.
1. Heurísticas Gerais: consiste em decompor o problema em problemas
mais simples que se sabe resolver
2. Heurísticas específicas: próprias de seu domínio, como agrupar
os termos de mesmo grau na resolução das equações algébricas.
Nos problemas em que é exigido a escolha de etapas, a heurística
é um método ou princípio que permite decidir, por ocasião de
uma das etapas, qual a escolha mais promissora para atingir
um objetivo.
Algoritmo:
Uma noção intuitiva de algoritmo, utilizada em informática,
designa a descrição precisa de um método de tratamento de uma
classe de problemas: consiste em uma seqüência finita de operações
a efetuar a partir de dados, a fim de obter um resultado determinado
(processos de cálculo, chamado efetivo se o resultado é obtido
em todos os casos em um número finito de etapas).
De um ponto de vista matemático um algoritmo define uma função
calculável. Um exemplo histórico é o " algoritmo de Euclides"
para o cálculo do maior divisor comum de dois inteiros dados.
Em informática algoritmos clássicos relacionam-se aos problemas
da repartição de elementos.
Dialética: São as idéias em
movimento.
Confabulação:
Falsa recordação, que afeta mais o passado recente que o remoto.
É, via de regra, uma reconstrução anárquica muitas vezes a partir
de elementos autobiográficos autênticos, mas que perderam sua
referência temporal.
Faculdades:
São capacidades do espírito humano como a fala, a imaginação,
a memória, etc. Hoje é matéria mais ligada à neurociência, localização
cerebral, etc.
Competência: Capacidade de produzir
uma conduta.
Os cognitivistas separam as estruturas e mecanismos mentais
dos comportamentos observáveis, optando pelos primeiros. Assim,
a competência preceptiva, motora, cognitiva, mnésica, etc.,
remete àquilo que o sujeito está, idealmente, em condições de
perceber, de fazer com seus músculos, de conhecer, de lembrar,
etc., sem que os comportamentos o traduzam necessariamente de
forma perfeita.
Esta distância não deve, entretanto, ser devida senão às circunstâncias
desfavoráveis à expressão da competência já presente: distinguir-se-á,
portanto, a competência da potencialidade, da qual não se esperará
que se traduza em comportamentos antes de ter ocorrido o desenvolvimento
ou alguma aprendizagem.
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