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APTIDÕES

Inteligência: função psicológica ou o conjunto de funções graças à qual o organismo se adapta ao seu meio.

Saberes: formas de inteligência que intervém nas atividades estruturadas.

Habilidades: formas de inteligência que estão em ação nos múltiplos aspectos da vida cotidiana ou prática.

Aptidão: a aptidão é uma característica individual relativamente estável, resultante de uma superaprendizagem ou da genética e que podem ser identificadas através de técnicas de análise fatorial.
O termo aptidão tem várias acepções: pode ser a denominação da inteligência por exemplo, mas, em geral, é empregado para definir aptidões específicas não intelectuais (sociais e motoras p.ex. ) e este termo não deve ser confundido com capacidades e fatores, visto que estes não são inatos ou adquiridos.

Principais tipos de aptidões:
1. fluência verbal
2. memória
3. representação espacial
4. habilidade numérica
5. habilidade manual
6. habilidade motora

Aptidão Física e Motora
Aptidão + Habilidade: determinantes da performance motora

Aptidões Físicas
1. Força (estática, dinâmica e explosiva)
2. Resistência
3. Flexibilidade (estática e dinâmica)
4. Coordenação motora (global e bimanual)
5. Velocidade do movimento

Aptidões Psicomotoras
1. Velocidade ( de reação, de decisão)
2. Precisão de movimentos controlados ou balísticos
3. Precisão de perseguição de um corpo em movimento (por ajustamentos motores contínuos ou discretos)

HABILIDADES
As habilidades são conjuntos circunscritos de competências que se atualizam em comportamento eficazes, que resultam, geralmente, de aprendizagem, eventualmente favorecida por aptidões ou disposições inatas.
As habilidades de nível superior são competências muito gerais e aplicáveis, em princípio, à solução de um grande número de problemas.
Inicialmente consideradas as três chaves do saber : leitura, escrita e aritmética, hoje devem ser adicionadas as alfabetizações em informática e na mídia.

HABILIDADES COGNITIVO-AFETIVAS BÁSICAS:
1. plasticidade mental
2. curiosidade de espírito
3. capacidade de identificar problemas e resolvê-los
4. criatividade
5. capacidade de trabalhar em grupo

HABILIDADE MOTORA:
Capacidade adquirida por aprendizagem para realizar uma tarefa complexa, executando movimentos que correspondem a exigências de precisão, rapidez, economia, eficiência e regularidade.
A HABILIDADE RESPONDE A UM FUNCIONAMENTO ECONÔMICO, OU SEJA, A UMA RESTRITA MOBILIZAÇÃO DOS RECURSOS DA ATENÇÃO E AO ESTABELECIMENTO DE UMA RELAÇÃO ÓTIMA ENTRE O TRABALHO MECÂNICO PRODUZIDO E O GASTO ENERGÉTICO PRODUZIDO POR ESTE TRABALHO.

Só se fala em habilidade se a tarefa for difícil, isto é que exija uma aprendizagem anterior.
Podem ser ainda:
1. ABERTAS: são desenvolvidas em ambiente mutante e não se pode prever o resultado
2. FECHADAS: podem ser planejadas, em ambiente fechado, e podem ser realizadas após a aprendizagem
3. ESPACIAIS: visam um objetivo situado no espaço
4. GESTUAIS: visam a produção de uma forma gestual

SENTIMENTOS:
1. SÃO O MODO DE INSERÇÃO DOS SUJEITOS NA EXISTÊNCIA.
2. O SENTIMENTO NOS FAZ ACEDER AO MUNDO DOS VALORES

Funções do sentimento:
1. reguladores da ação, sua estabilidade garante as condutas sociais
2. desreguladores: o sujeito se torna alheio às estimulações das circunstâncias

Intensidade do sentimento:
1. experiência interior: angústia, tristeza, alegria, narcisismo
2. objetos exteriores: amor, ódio, ciúme

SINCRETISMO:
Designação de um estado ainda global, confuso, indiferenciado, fusionado das condutas e dos processos psíquicos.
No plano intelectual o sincretismo especifica o funcionamento do pensamento por pares, incapaz, ao mesmo tempo, de análise e síntese.

Sinergia: ações coordenadas que operam no mesmo sentido

Teoria dos Sistemas
São duas funções diversas que caracterizam todo sistema vivo:
1. a capacidade de transformação
2. tendência para a manutenção do equilíbrio.
Sistema é todo organismo ou grupo natural (como a família) estruturada progressivamente no tempo por meio de uma história que permite a experimentação, por tentativas e erros, de transações e retroações corretivas.

Cognitivo:
Designa todo processo de tomada ou tratamento da informação e se aplica particularmente ao que diz respeito à percepção, à memória, ao pensamento e à linguagem.
Designa os processos intelectuais em oposição ao comportamento, em contraste ao neuronial / biológico (neurobiológico) em relação ao que nasce no espírito/mental.
É o programa em oposição ao hardware ( o cognitivo seriam os níveis de computação e da representação, enquanto o biológico se limita à sua realização).
Remete às funções psíquicas superiores, com elaborações complexas, representações, instrumentos simbólicos e até tomadas de consciência em oposição com as atividades automatizadas ou com as regulações propriamente biológicas.

Estratégia:
São atividades pelas quais o sujeito escolhe, organiza e administra suas ações para realizar uma tarefa ou atingir um objetivo.

Tendência:
As tendências são o substrato das condutas.
A tendência é um movimento em estado latente, ou seja, disposição interna de um organismo para realizar certas ações ou facilitar sua execução. Esta presença dinâmica manifesta-se por uma falta ou por uma tensão.

Heurística:
A formalização das heurísticas é objeto da inteligência artificial.
Procedimento não algorítmico que ajuda na resolução de problemas - permitindo resolver vários problemas similares mas, não garante a validade da solução.

1. Heurísticas Gerais: consiste em decompor o problema em problemas mais simples que se sabe resolver
2. Heurísticas específicas: próprias de seu domínio, como agrupar os termos de mesmo grau na resolução das equações algébricas.
Nos problemas em que é exigido a escolha de etapas, a heurística é um método ou princípio que permite decidir, por ocasião de uma das etapas, qual a escolha mais promissora para atingir um objetivo.

Algoritmo:
Uma noção intuitiva de algoritmo, utilizada em informática, designa a descrição precisa de um método de tratamento de uma classe de problemas: consiste em uma seqüência finita de operações a efetuar a partir de dados, a fim de obter um resultado determinado (processos de cálculo, chamado efetivo se o resultado é obtido em todos os casos em um número finito de etapas).
De um ponto de vista matemático um algoritmo define uma função calculável. Um exemplo histórico é o " algoritmo de Euclides" para o cálculo do maior divisor comum de dois inteiros dados.
Em informática algoritmos clássicos relacionam-se aos problemas da repartição de elementos.

Dialética: São as idéias em movimento.

Confabulação:
Falsa recordação, que afeta mais o passado recente que o remoto. É, via de regra, uma reconstrução anárquica muitas vezes a partir de elementos autobiográficos autênticos, mas que perderam sua referência temporal.

Faculdades:
São capacidades do espírito humano como a fala, a imaginação, a memória, etc. Hoje é matéria mais ligada à neurociência, localização cerebral, etc.

Competência: Capacidade de produzir uma conduta.
Os cognitivistas separam as estruturas e mecanismos mentais dos comportamentos observáveis, optando pelos primeiros. Assim, a competência preceptiva, motora, cognitiva, mnésica, etc., remete àquilo que o sujeito está, idealmente, em condições de perceber, de fazer com seus músculos, de conhecer, de lembrar, etc., sem que os comportamentos o traduzam necessariamente de forma perfeita.
Esta distância não deve, entretanto, ser devida senão às circunstâncias desfavoráveis à expressão da competência já presente: distinguir-se-á, portanto, a competência da potencialidade, da qual não se esperará que se traduza em comportamentos antes de ter ocorrido o desenvolvimento ou alguma aprendizagem.

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